Por Daniel Rocha
Guardiões da Galáxia Vol.2, em cartaz, reforça uma tendência bem curiosa dos filmes com super-heróis, a inspiração nas produções adolescentes de 1980.
Continuação do filme de 2014 que estourou nas bilheterias com uma trilha sonora oitentista que agradou em cheio os fãs do gênero e a crítica especializada.
Como à regra em Hollywood é repetir o que deu lucro, a segunda parte abusa de tudo que deu certo no primeiro e acrescenta participações especiais e citações.
No rastro da fórmula o material de divulgação dos próximos filmes da Marvel Estúdio já vem dando sinais que também vão seguir a tendência retrô. Isso fica evidente na fonte utilizada nos gráficos do trailer do novo filme Thor: Ragnarok (2017), exatamente como dos quadrinhos da década perdida.
Já o novo filme do Homem – Aranha promete ir mais longe e ao que tudo indica terá como referência os filmes de John Hughes, diretor e roteiristas dos clássicos adolescentes, Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Clube dos Cincos (1985), como sugerem imagens já divulgadas.
Para quem não conhece o trabalho de John Hughes, trata-se do diretor que criou o estilo de filme adolescentes dos anos oitenta, com foco nos personagens jovens que, além da vida escolar infernal e hormônios em erupção, vivenciavam dramas sentimentais, familiares em meio a descoberta da liberdade.
Porém, o filme do Aranha não será o primeiro a beber na fonte, em Guardiões da Galáxia Vol.2 já é possível notar pitadas da fórmula Hughes, que pode ser facilmente percebido no modo de ser dos personagens como o alienígena Drax, expressivo, infantil e idiota mas nem por isso sem sentimentos.
Já a Warner Bros/ DC, responsáveis pelas franquias Liga da Justiça, já deu sinais que não vai dispensar o filão ao soltar um rock roll – Come Together de Aerosmith no último trailer do filme.
O Estúdio Fox, que detém os direitos de produção dos personagens, Deadpool e X- Men, pode ser apontado como um dos pioneiros no uso da fórmula nos filmes X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014) e no X- Men Apocalipse (2016).
Seja como for, Guardiões da Galáxia Vol.2, o visual é bonito, os efeitos especiais são bons, os atores são ótimos, o humor e a trilha sonora funciona e encanta de verdade. Este é um bom entretenimento. Um bom à moda antiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário